8 de jun. de 2009

Turismo no Cerrado


ôooooooA... é a frase dos campineiros quando chegam a cavalo em algum lugar.
Bora "apiar" então?

Sim, eu estava sumida! E pelo que consta nos autos vou sumir mais um cadim... mas pra explicar esse vocabulário sertanejo e meu sumiço, vou contar pra vocês onde estive.. só não conto o motivo, mas onde.. ta de bom tamanho!!!

Como sou adepta ao turismo ecológico e a exploração do nosso querido estado, vou dedicar esse post as maravilhas que vi e vejo sempre que vou a região nordeste do estado de Goiás.

YES!!! eu estava la pela enézima vez. Mas o mais legal que dessa vez estava com o olhar diferente, voltado para geografia, demografia, história e meio ambiente.. e claro o ecoturismo.

Talvez o fato de estar sempre ligada a Universidade me deixa com esse olhar diferente pelo natural.

Então caros TELE-EXPEC-TADORES... Convido vocês a desafiarem esse mundo louco, atravessar Brasília e dar uma volta pelas regiões de Posse - Go e campos Belos - Go, onde está localizada o Parque estadual TERRA RONCA, entre essas duas encantadoras cidades, e onde começa o chapadão que da origem ao famoso e visitadíssima CHAPADA DOS VEADEIROS... onde não me canso de olhar sempre que vou, não me canso de ir, e nem de repetir.. Aquilo é a aposentadoria dos meus sonhos!!!

AI!AI!

Mas, pra quem é da ecologia, tem que fazer o mesmo trajeto que eu fiz.

Primeiro: saia de Goiânia e arremate Brasília destino a Formosa e, seguindo para Posse divisa com a Bahia. Faça o social com seus amigos, contemple a Serra de Araras e se aventure em seus esportes radicais.


Segundo: siga viajem em direção a Bahia, não caia na tentação de ir até Ilhéus (eu sei q so andar a outra metade estamos no mar... mas o negócio é CERRADO), dê a voltinha baaasica até voltar pra Goiás e Bam!!! São domingos


Terceiro: entre em São Domingos, contemple a Serra Geral que traz a ponta da Chapada dos veadeiros, vá até a gruta da Angélica, curta o algo da cidade tomando uma cerva gelada e sendo muito bem recebido, mas não perca o foco.. Porque você ainda tem que atravessar o parque.
Que parque? Parque Estadual Terra Ronca... nada de asfalto ( patrimônio natural), então se aventure com uma máscara de poeira porque os caminhões resolveram burlar a fiscalização das BR's e passar por la... Enfim... Ande 70km e BUMMMMM Campos Belos de Goiás.


E fechando, Campos Belos... Tem ótimos hotéis viu gente!!! A cidade fica no topo do estado. É a última messsmo.. a unidade da UEG mais distante da sede.. Mas também a que tem a vista mais linda de todas e está a 700 metros acima do nível do mar. A 20km está Arraias, cidade histórica do estado do Tocantins (e se Judas perdeu as botas provavelmente alguém encontra lá .. hahaha), e com uma hospitalidade de baaabar qualquer outra cidade.

Voltando pra casa, entrem em contato com a Chapada, passe em Alto Paraíso, coma hamburguer de Tofú, ascenda um incenso, evoque um alienígena, fume um cigarro de palha com ervas naturais da região dos Andes... kkkkk (falar em Andes.. a chapada tem ligação com os Andes devido ser cortada pelo mesmo paralelo.. isso explica os raios emitidos com o sol por conta de jazida de mineral de quartzo.. hehe)

Recomendações:

Para parente Danilo Lima: Montain Bike
Amigo Luis Otavio: Vôo LIVRE.. caracaaaa é la que começa a Chapada cara!!!
Parente Julinho: escalada nos paredões de rochas do Chapadão de São domingos e na Divisa de Campos belos com Tocantins
e para os amigos Prof. Luiz e Mila linda.. Speed.. ja que gostam de cansar.. kkk é la!!!
E para estudantes de Geografia, Geologia História, biologia, engenharia florestal.. e afins... Principalmente alunos da UEG... é so falar que é na hora... Tenho todas as dicas, todos os contatos e toda possibilidade do mundo de voltar lá pela centésima vez....

Agora que ja sabem onde eu estava, corram para o Google e olhem todas as fotos da região nordeste do estado de Goiás.. INCRÍVEL!!!!

Boa semana!!!!

Nenhum comentário: