14 de dez. de 2009

Vestibular - segunda fase

O tema da redação do vestibular da UEG, fez com que os alunos que não buscam a informação no meio político, tivessem uma overdose de textos sobre as questões do "jeitinho brasileiro de ser".
Interessante a proposta, pois isso levou a maioria dos jovens a ter que ler e reler e perceber que ainda não estão se preparando adequadamente para o vestibular.
Já havia dito várias vezes que a redação é a grande vilã do vestibular, e torno a afirmar. Porém ela não está sozinha.
A interpretação de textos e a falta de interesse pela leitura irão fazer subir o ponto de corte e muitos alunos não entrarão na Universidade, ao menos dessa vez.
Digo e repito... Garotada, é tudo uma questão de interpretação..
Interpretem os textos, leiam mil vezes se necessário e só em seguida respondam.
As vezes a resposta está na própria pergunta.. e na grande maioria das vezes, quem corrige a prova leva em consideração a atenção do vestibulando ao interpretar as questões.
Pra quem optou a área de humanas surpreendeu-se com a quantidade de questões de literatura e história.
Valorizando mais uma vez a leitura, esse vestibular veio para provar, que a prova é e, sempre será a inimiga número 1 dos estudantes e existirá alunos que repetirão o mesmo erro de não ter o hábito da leitura. (aprendam com os erros!!!)
Ah, não posso deixar de ressaltar os comentários finais sobre a prova... Os alunos saiam desesperados dizendo: POQUER ESTUDEI SOMENTE MATEMÁTICA?
Simples né meninada, porque vocês nunca darão valor a história.
Infelizmente os jovens de hoje que ainda são o futuro da nação, so pensam no capital. E a qualidade de leitura, interpretação e intelectualidade, que fazem com que muitos se afoguem no vestibular, ainda será um desafio para nós professores.
Dito isso, assim que sair o resultado do vestibular publicarei minha redação para apreciação dos internautas.

Good luck everyone!!

Nenhum comentário: